Edições Antigas >> Edição n° 10 >> Matérias >> Ciências - Desenvolvimento Humano nas Organizações

O importante é entender que desenvolvimento humano pressupõe desenvolvimento integral. O modelo segmentado, centrado apenas na parte intelectual, já provou o seu desgaste e ineficácia. Os novos paradigmas de liderança evidenciam a todo instante a interface direta do lado pessoa com o lado profissional..

Desenvolvimento humano envolve autoconhecimento. "Não há evolução para quem é ignorante de si mesmo". Entender que este é o primeiro passo e captar que essa travessia é que fará a "diferença" é ainda o grande "nó" das nossas organizações.

Existe ainda grande miopia em relação a essa visão. Mesmo com a evidente desvitalização do sistema tradicional onde o trabalho era "produção", o tratamento ao cliente a ao funcionário era de "massa" , a maioria está com um "pé" no padrão antigo e o outro tateando no novo.

Aumentarão seu poder de produtividade e estarão na liderança as empresas que tiverem no seu quadro de colaboradores "pessoas" tratadas como pessoas, com espaço e oportunidade para se desenvolverem e oferecerem qualidade.

O sucesso do livro de Daniel Goleman, inteligência emocional, é um manual dos novos tempos.