Edições Antigas >> Edição n° 10 >> Matérias >> Ciências - Desenvolvimento Humano nas Organizações

Como bem coloca Hammer, as restrições das empresas não residem na tecnologia. não há resistência em acompanhar essa corrida, que é necessária e irreversível. Porém, ela não assegura sozinha a sobrevivência de uma empresa. As empresas são feitas e mantidas por pessoas. E para as empresas terem produtos e serviços de qualidade, é necessário pessoas de qualidade.

Qualidade hoje não é mais um processo de aquisição de conhecimentos. 'e resultado de desenvolvimento. Começa de dentro para fora. envolve valores, caráter, princípios éticos e todo um novo conceito de "ser" e "servir".

A empresa moderna, competitiva tem como missão servir aos clientes e a sociedade. a empresa que não beneficia a sociedade é efêmera.

Só é possível servir a sociedade, se o passo anterior foi "servir o time" que dará sustentação a esse objetivo.

Nessa nova postura, passa a ser investimento e prioridade básica um programa de desenvolvimento humano nas organizações.A complexidade do tema é grande e esta abordagem não tem a pretensão de esgotá-lo.