Edições Antigas >> Matérias >> Profissionalismo - não dá para não ter

Essa analogia e interdependência, que cria uma ponte direta entre "ser uma pessoa inteira e ser um profissional de sucesso, antes inexistente, é o nó que os profissionais precisam aprender a desamarrar.

Essa trajetória passa por percorrer caminhos não tradicionais. não há receitas, milagres, fórmulas prontas. nem um manual com tudo escrito. não há um curso, que podemos nos matricular e sair com os novos conhecimentos.

Tornar-Se esse novo profisisonal exige coragem, escolhas diferentes e um viagem que, inicialmente, não há ticket disponível em nenhuma companhia aérea. é uma viagem para dentro de si mesmo, para se descobrir enquanto ser holístico, sistêmico, que tem corpo, mente, alma e cujas linguagens hoje entram para o cenário empresarial e compõem o perfil do profissional do 3o milênio.

Esse mergulho vai permitir que o novo profissional entenda e comece a incorporar o novo sentido da competência. entendida antes como sinônimo de capacidade e conquistada pelas nossas habilidades e conhecimentos.

Hoje ser competente exige um percurso mais amplo. é preciso ser competente em todos os papéis que vivemos, como cidadão, como filho, pai, mãe, mulher, marido, namorado, namorada, profissional, etc.. é necessário ter uma missão pessoal, saber a que veio nesse mundo. é indispensável demonstrar tudo isso, nos traços comportamentais, que são passados através da nossa linguagem corporal.