Edições Antigas >> Edição n° 7 >> Máterias >> Ciências - Escolha Vocacional

"Nada podeis ensinar a um homem. Podes apenas ajudá-lo a descobrir as coisas dentro de si mesmo".
Galileu Galile
i

Galileu Galilei conseguiu expressar em poucas e simples palavras a verdadeira essência da vida: é por essa razão que esse ditado, apesar de tão antigo, continuará sempre tão atual e contemporâneo.

Mesmo assim, pouco olhamos para dentro de nós mesmos na busca de conhecer verdadeiros talentos, desafios e missão a ser realizada. Cada vez mais, o homem baseia sua felicidade no anseio de atingir o que o outro possui, o que o outro define como sucesso e realização e até, no que o outro determina que ele deve "ser"; abandona seu bem mais valioso, que é viver para ser feliz.

Esquecemos frequentemente que "felicidade, reconhecimento, prosperidade e sucesso" são resultados de ações e, por conseguinte, serão alcançados apenas se vivermos de acordo com nossa verdadeira vocação, expressando talentos únicos e pessoais, enfrentando desafios rumo ao crescimento e contribuindo de maneira significativa para consigo, com o mundo e a vida. Se assim não fosse, não haveria tantas pessoas aparentemente "bem sucedidas", porém tão infelizes e insatisfeitas; não haveria um número tão grande de pessoas empenhadas no trabalho, cientes de suas responsabilidades, e que não prosperam apesar de todo o esforço.

Mas então, qual a razão deste desencontro interior? Por qual razão evitamos nos conhecer profundamente, buscar a essência de viver, já que esse pode ser o caminho mais fácil e simples para a plenitude da realização pessoal e material?

É possível enumerar uma série de razões para tais questões. Porém, a principal explicação decorre do entendimento inadequado de 2 aspectos básicos: o significado do que é Vocação e do que é Escolha Vocacional.

1º- A palavra VOCAÇÃO significa "o ato de chamar; escolha; chamamento; tendência; predestinação; disposição; aptidão". É a "chama, o fogo interior" que deve ser aceso e alimentado permanentemente. Caso contrário, a motivação básica será eliminada.

2º- Na grande maioria, as pessoas foram ensinadas a entender Escolha Vocacional como Escolha de Profissão. Este erro de conceito pode:
a) Forçar o foco de atenção e prioridade sobre um título ou status, independente da avaliação mais profunda de capacidades internas necessárias ao desempenho.
b) Adiar ações vitais de pais e educadores, já que a escolha de profissão se mostra mais emergencial na adolescência.
c) Postergar ações vitais pessoais rumo a autorealização, uma vez que há a falsa crença de que se a escolha foi inadequada, nada mais pode ser feito a não ser conformar-se e continuar infeliz.

Apesar de todos os avanços tecnológicos e a modernidade que experimentamos atualmente, a verdade é que poucos esforços tem sido feitos no sentido de estimular o ser humano a desenvolver e expressar suas verdadeiras competências. Entretanto, por mais tarde que possa parecer, sempre há tempo e caminhos para quem deseja manter acesa sua "chama interior". Pense nisso, realize-se e seja feliz!

Maria Christina Garms
Tels: (019) 3875-6441
Email: acional@uol.com.br
www.emagresendo.com.br