Edições Antigas >> Edição n° 6 >> Matérias >> Ciências - Inteligência Artificial (I.A.)

O que é Inteligência Artificial (I.A.)? A primeira impressão, traz a idéia de algo muito complexo, que serve para controlar robôs futuristas altamente sofisticados ou naves espaciais produzidas pela NASA. Realmente esta é uma das utilidades, mas além disso, esta tecnologia já faz parte do nosso cotidiano.

Para compreender o assunto, vamos começar pelos Sistemas tradicionais de computadores.

Atualmente todos sabem que os computadores executam tarefas definidas pelo homem, desta forma, um Analista ou Programador de Sistemas define um conjunto de instruções que fazem com que uma máquina armazene, administre e controle uma série de informações. E não é novidade para ninguém, que estes Sistemas formados por conjuntos de instruções, podem ser encontrados em qualquer lugar.

Podemos encontrar Sistemas controlando o saldo da nossa conta bancária, nossas despesas telefônicas, e até o consumo dos carros mais sofisticados.

Estes Sistemas mais preocupados em registrar e controlar eventos e armazenar informações, podem ser chamados de Sistemas Convencionais.

A grande diferença entre os Sistemas que utilizam Inteligência Artificial e os Sistemas Convencionais, é que enquanto os Sistemas Convencionais tem como principal característica fazer o registro e manipulação da informação, a Inteligência Artificial está preocupada em utilizar estas informações para auxiliar nas tomadas de decisões.

A Inteligência Artificial se propõe a fazer o que realmente o nome sugere, uso da inteligência para auxiliar em uma decisão, procurando para isso utilizar princípios da própria inteligência humana.

Aqui vamos explorar dois segmentos da Inteligência Artificial: Sistemas Especialistas Baseados em Regras e Redes Neurais.

Os Sistemas Especialistas Baseados em Regras funcionam essencialmente com Regras de Negócio que trazem diferentes fragmentos de conhecimento, e estas regras nesta tecnologia, são controladas por um processo interno denominado Motor de Inferência, neste texto não vamos falar detalhadamente sobre o funcionamento do Motor de Inferência, porque este é um assunto complexo.

O que precisamos saber, é que ele estuda cada regra definida e define qual o momento exato em que serão disparadas. O princípio do Motor de Inferência consiste em verificar premissas e conclusões das regras, encadeando-as de forma lógica.

Sempre que existe uma regra com informações conhecidas em suas premissas ela é disparada e assim que gera alguma conclusão, o Motor de Inferência verifica se esta conclusão pode ser premissa de uma outra regra. Este é um dos tipos de encadeamento lógico que dá vida ao Sistema Especialista.

Já as Redes Neurais fundamentam-se em um princípio inverso, enquanto nos Sistemas Especialistas é necessário conhecer as Regras de Negócio para a sua implementação, nas Redes Neurais existem dados históricos onde não são conhecidos os motivos que geram um determinado comportamento ou decisão.

As Redes Neurais utilizam as informações contidas nos dados históricos armazenados para que ao serem submetidas a um processo de aprendizagem, gerem algoritmos numéricos que auxiliarão nas tomadas de decisões.

O princípio é de identificação de padrões de comportamento, desta forma as Redes Neurais procuram auxiliar nas previsões baseando-se em comportamentos similares.

Atualmente quando solicitamos empréstimos em Bancos ou fazemos saques em salas de auto-atendimento podemos estar sendo monitorados por Sistemas Especialistas Baseados em Regras, nestes exemplos encontramos soluções preocupadas em definir a credibilidade de um proponente ao Crédito ou verificar se uma operação pode ser fraudulenta.

Também podemos estar usufruindo de soluções com Sistemas de Redes Neurais quando fazemos compras com Cartão de Crédito ou mesmo quando viajamos de avião, nestes exemplos as soluções estão preocupadas em definir perfil de comportamento de uso do Cartão ou verificar se pode haver alguma falha nos equipamentos de bordo.

Portanto, talvez você não soubesse, mas provavelmente já usufruiu das vantagens da Inteligência Artificial.

Júlio Figueiredo
Email: julio@softon.com.br