Edições Antigas >> Edição n° 6 >> Matérias >> Alternativas - A Astrologia e as Fases da Vida

As fases da vida podem ser simbolicamente descritas através dos Signos do Zodíaco.

Uma das maneiras de se entender a sequência dos signos do Zodíaco é comparando-o às fases da vida de uma pessoa. Essa comparação forma uma "historinha" simbólica pela qual todos nós passamos. Como é simbólica poderia ser contada de outra forma igualmente, Linda Goodman tem uma versão diferente desta, muito bonita sob o subtítulo: "Os doze mistérios do amor".

A "historinha" se inicia com o nascimento do bebê. A primeira parte do corpo do bebê que vemos é o seu rostinho, além disso o bebê é pura vitalidade e impulso, características representadas por Áries, é também o signo relacionado ao Ascendente.

O bebê começa a crescer, mama o tempo todo, precisa de segurança e proteção e tem que aprender a ter paciência para ter suas necessidades satisfeitas pela mãe. Touro tem a ver com esse princípio dos bens materiais mais elementares.

O bebê continua a crescer e os pais estão excitados porque ele está começando a andar e falar. Gêmeos é isso, o Signo que fala do movimento e da comunicação.

A criança começa a perceber que ela tem uma mãe, uma família, um lar onde ela aprende e divide suas experiências. Isso é representado por Câncer.

A próxima fase é a individuação. A criança que se acreditava una com a mãe vai pouco a pouco percebendo que é uma criatura única e separada dela.
O ego da criança está em formação. Leão é o signo que indica esse processo.

Mas esse é um processo que acontece mediante observação, análise e crítica, que é um dos temas de Virgem.

O bebê chegou a adolescência na nossa "historinha" e está aprendendo a relacionar-se, a ter e respeitar valores e está criando seu senso de justiça e equilíbrio. É quando se começa a enxergar o outro, o que pode ser seu par, começam os namoros. Libra é o Signo que corresponde a esta fase.

O indivíduo já experimentou a família, o eu e o outro. O que mais existe, pergunta-se ele?

Chegamos a Escorpião que é o Signo dos mistérios, da morte e da sexualidade. Aqui existe a paixão pela vida e por tudo. É a fase e o Signo da intensidade e da investigação.

No ciclo seguinte o sujeito vai atrás das respostas. É o tempo de filosofar, dos estudos superiores e da busca de uma meta. Em Sagitário lida-se com essas questões.

A próxima é a época da concretização, compreende anos de trabalho, de esforço, limitações e perseverança, até que se atinja o objetivo proposto. Capricórnio.

Em Sagitário busca-se, em Capricórnio conquista-se e em Aquário compartilha-se.

Tendo o indivíduo conquistado uma posição no mundo material, ele pode dirigir-se a objetivos humanitários. Ele está pronto para doar suas realizações, para compartilhar sua sabedoria. Aquário fala de despojamento, de partilha, da inventividade em criar novas soluções e da rebeldia ao que já está fundamentado.

E então chegamos em Peixes, o mais universalista dos Signos. Simbolicamente neste ponto a pessoa é finalmente capaz de compreender. Compreender as estruturas, a vida como um todo, de fundir-se à corrente e ao inconsciente da humanidade, completando assim o ciclo que se iniciou com o nascimento e culminou no Amor e na integração ao Universo.

Claudia Boacnin