Edições Antigas >> Edição n° 4 >> Matérias >> Ciência - Efeito Estufa

Imagine-se dentro de um carro com vidros e portas fechados ao meio dia. Ar condicionado e ventilador desligados. Você está experimentando o efeito estufa: o ambiente aquece e o vidro não permite que o calor escape, o calor aumenta dentro do veículo. É estranha esta propriedade do vidro que permite a passagem da energia luminosa mas a radiação do calor (infravermelho) ele não deixa passar.

Na troposfera, camada onde acontecem os fenômenos atmosféricos que chamamos de tempo, os dois gases que fazem as vezes do vidro são o gás carbônico (CO2) e o metano (CH4). A luz que vem do sol atravessa a atmosfera terrestre, aquece o planeta e re-irradia como calor, chamado radiação infravermelha. A radiação infravermelha é que é absorvida pelo metano e gás carbônico, não mais saindo da atmosfera para o espaço sideral.

Desde a revolução industrial no século 19 está crescendo a concentração de metano e gás carbônico na troposfera. Como gás de efeito estufa, uma molécula de metano é 25 a 35 vezes mais eficiente que a do gás carbônico.

A constatação científica preocupante do momento é que a concentração do metano na troposfera cresce 1% ao ano enquanto que a do gás carbônico, que embora menos, tambem é provocador de efeito estufa, aumenta 0,4% ao ano. Por outro lado, a concentração de metano na troposfera é cerca de 200 vezes menor que a do gás carbônico: 1,75 ppm (partes por milhão) de CH4 contra 350 ppm CO2.

Quais as fontes emissoras desses gases? Como esses aumentos têm sido observados desde a revolução industrial, a suspeita recai sobre atividades antrópicas (resultantes da ação do homem) embora existam fontes emissoras naturais como lagos, pântanos e organismos como os cupins. Exemplos de fontes antrópicas são: reservatórios de usinas hidrelétricas, grandes criações de animais, campos de plantação de arroz e queimadas.

Em vários países existem cientistas medindo essas emissões. Em São Carlos, a Construmaq Construtora de Máquinas e Aparelhos Químicos em conjunto com o fisico Dr. Newton La Scala Junior da UNESP de Jaboticabal, por curiosidade e com recursos próprios têm medido desde outubro de 1998 uma vez por semana, a concentração de gás carbônico e metano no ar.

Acreditamos ser a primeira iniciativa desse tipo no país. No gráfico você pode ver nossas medidas de metano até agora, onde se vê, após um declínio inicial e passagem por um mínimo, uma tendência de aumento de metano no ar.

Elizabeth Sikar - Física
elizabeth@linkway.com.br

Você sabe que...

O efeito estufa é um processo natural de conservação de calor do planeta; que sem ele a temperatura global seria 40ºC mais baixa, impossibilitando a vida na Terra? E que em consequência da poluição e das atividades antrópicas o efeito estufa está aumentando? Em 1850 havia 256 ppm de carbono na atmosfera, hoje há 350 ppm e a previsão para 2005 é de 700 ppm.

FONTE: Cartilha do SENAC
Programa SENAC de EDUCAÇÃO e CIDADANIA
Por uma cidade saudável - 10 atitudes para uma vida melhor