Edições Antigas >> Edição n° 3 >> Matérias >> Ciências - Sindrome de Down - Avanços

Cooperar é a palavra. Cooperar com nossos semelhantes. Cooperar com o ambiente. Reciclar é um dos três "Rs" necessários nos dias de hoje quando queremos cooperar para a melhoria da qualidade de vida. Os outros dois Rs são Reduzir e Reutilizar.

Reduzir a produção de lixo, comprando produtos de maior vida útil, combatendo o desperdício.
Reutilizar tudo aquilo que ainda possa servir para você ou para outras pessoas como roupas, livros, brinquedos, móveis, etc...Procurar utilizar embalagens retornáveis.
Reciclar materiais que possam retornar ao ciclo de produção, enviando-os para as indústrias de reprocessamento ou reciclando-os artesanalmente como o papel ou a compostagem, por exemplo.

Reciclar, Reduzir e Reutilizar são três conceitos igualmente importantes, embora neste artigo o intuito seja focarmos as atividades de Reciclagem de papel especialmente, dando uma rápida idéia de como ela pode ser feita.


O que é a Reciclagem de Papel?
Reciclar ,como já foi dito, significa retornar qualquer tipo de lixo ou resíduo ao Ciclo de Produção. Em grande escala a Reciclagem de Papel é efetuada geralmente pelas próprias Indústrias de Produção de Papel e Papelão, como parte também de uma política de redução de custos. Mas a história da Reciclagem de Papel é antiga. Aqui vamos mostrar como são essas técnicas antigas e básicas para fazer a Reciclagem Artesanal do Papel.
Estamos entrando na Era da Consciência Seletiva. Esse artigo pretende ajudar na aceleração do processo de retomada de consciência da importância da interdepêndencia, da cooperação e do respeito pelos recursos que a Terra, nosso Planeta, nos oferece. Particularmente no que diz respeito a Reciclagem de Papel todos temos oportunidade de vivenciar esses conceitos e usar a criatividade na elaboracão de pápeis reciclados que poderão ser emoldurados, ou usados como papel de carta, etc..EXPERIMENTE FAZER!!!

MATERIAL NECESSÁRIO

Potes ou Taperwares
Qualquer tipo de papel desde que velho e seco
Bacia
Liquidificador
Água
Tela fina de arame de diversas malhas armadas em suporte de madeira (essas armações podem ser redondas, quadradas ou retangulares, elas que dão o formato do seu papel reciclado)
Panos
Jarras

COMO FAZER

Começa-se picando diversos papéis velhos, como jornal usado, papel de bis, rótulos de embalagens, papelão e acondicionando-os em potes ou taperwares separadamente.

A segunda etapa (optativa) pode ser pegar e guardar folhas secas do chão que vão depois servir como decoração nos seus papéis reciclados. Essas folhas também serão acondicionadas em potes.

O terceiro passo é escolher um ou mais papéis picados e adicionar água. Essa mistura vai ser batida no liquidificador e despejada numa jarra. O conteúdo da jarra deve agora ser vertido sobre a armação de tela que deverá estar mergulhada numa bacia com água.

Nesta hora exercite a sua criatividade, desde a escolha dos papéis até a da folhinha que vai decorar o seu papel reciclado.
O papel vai se formar sobre a tela. Com um paninho seca-se o papel e depois sobre um jornal solta-se o papel da tela, deixando-o secar. O papel reciclado estará pronto após algum tempo.

 

Claudia Boacnin