Edições Antigas >> Edição n° 3 >> Matérias >> Alternativas - Numerologia: Ciência ou Crendice

O curso da história mostra que o homem possui uma tendência dicotômica quando de suas análises e observações sobre fenômenos e acontecimentos em geral, como por exemplo: ou é psíquico ou é físico, ou é ciência ou é religião, ou é observável ou é misterioso, etc... Em paralelo, o "julgamento de valor" sobre estes mesmos fenômenos e acontecimentos também obedece o mesmo critério, ou seja, isto é bom ou ruim, é certo ou errado, é honesto ou enganação, etc,etc,etc.

Entretanto, o espaço entre esses pontos dicotômicos e opostos foi e continua sendo motivo de fascínio para o ser humano e como tal, é o que propicia a mudança de posições, busca do entendimento das coisas além do que aparentam ser, ou seja, é o que permite o progresso e avanço em todos os sentidos.

A aceitação da própria psicologia, da medicina homeopática, da física quântica e outras, são apenas alguns poucos exemplos que espelham como a busca do conhecimento superou pré-conceitos iniciais.

Recentemente, João Paulo II em comentário sobre a encíclica "Fé e Razão", deixa claro que a "fé" isolada da ciência corre o risco de tornar-se puro fanatismo, enquanto a "ciência" isolada da fé é racional, porém vazia e insuficiente para os propósitos maiores do ser humano.

É claro que, em princípio, "tudo o que foge" à compreensão factual e racional é denominado "místico", e como tal, não é reconhecido científica e eticamente, estando muito mais sujeito a má compreensão e utilização, seja por ignorância, seja por exploração. Desta forma, caso a aplicação do "místico" não esteja embasada em fortes princípios éticos e objetividade, haverá tendência para desvios negativos, entre eles: adivinhações baratas, autopromoção e soluções mágicas e milagrosas.

Desta maneira, se em Numerologia substituirmos a palavra Ciência por Ferramental Técnico e a expressão Crendice passar a ser entendida como Fé Intuitiva e se essa aplicação observar os cuidados de ética e objetividade, teremos o que considero a verdadeira definição desse trabalho altamente eficaz de "autoreconhecimento". Sim, autoreconhecimento" ao invés de autoconhecimento, uma vez que a necessidade do ser humano é "resgatar e entender" o que já está em si mesmo, e não simplesmente aprender.

A Numerologia Clássica aliada à Psicologia do Comportamento, tem demonstrado na prática ser altamente eficaz e rápida enquanto técnica de auxílio à compreensão de talentos e aptidões, além de definir e nortear ações efetivas para melhorar a realização e qualidade de vida, quer seja no campo profissional, quer seja no campo pessoal.

Especialmente no campo profissional, o efeito do movimento de globalização exige profissionais mais criativos em idéias, diferenciados em ações e competentes em realizações. Para tanto, é imprescindível buscar dentro de si reconhecer e desenvolver seus talentos únicos e especiais, a fim de poder diferenciar-se de forma natural e sem "stress". A partir disto, a bagagem de aprendizado, desenvolvimento e ações externas passam a ter significado e expressão positiva. Uma coisa sem a outra é vazia e ineficaz.

Assim, da próxima vez que pensar em sucesso e realização, considere todas as possibilidades, inclusive aquelas que o farão ir além da lógica pura. Se apenas a lógica produzisse resultados, jamais poderíamos pensar no que Fernão Capelo Gaivota propõe:

" Sonha o que te atrevas sonhar.
Veja onde queres ir.
Seja o que queiras ser.
Viva. "

Maria Christina Garms
Tels: (019) 3875-6441
Email: acional@uol.com.br
www.emagresendo.com.br