Edições Antigas >> Edição n° 2 >> Matérias >> Alternativas - Arco e Flecha

O Arco e Flecha é uma Arte Marcial e um dos esportes olímpicos mais tradicionais. Mas, além de esporte, também é um modo de lazer, descontração, e trabalha as partes física, mental e emocional , sendo um dos esportes que mais exige a concentração do atleta.

Principalmente no Japão, o Arco e Flecha foi, e ainda é, visto como uma forma de desenvolvimento do espírito humano, numa Arte chamada Kyudo (o caminho do Arco). O Kyudo tem muito em comum com as artes japonesas da cerimônia do chá (chado), caligrafia (Shodo), esgrima (iaido) e tantas outras que tão bem espelham o coração e a mente dos japoneses. O Kyudo é rico em história e tradições, e muito respeitado no Japão. Muitos o consideram como uma das mais puras Artes Marciais (udo).

No passado o arco era utilizado para diversos propósitos: caça, guerra, jogos e rituais de corte, cerimônias religiosas e torneios. Muitos dos jogos e rituais ainda são praticados atualmente, mas o arco japonês perdeu sua utilidade como arma há muito tempo atrás.

Hoje em dia, o Kyudo é praticado principalmente como um meio de desenvolvimento físico, moral e espiritual. A combinação de graça, dignidade e tranquilidade dá ao Kyudo um ar solene, quase religioso, mas o Kyudo não é uma religião. Ele recebeu, no entanto, grandes influências do Shinto (a religião nativa do Japão) e do Zen Budismo. O Shinto se manifesta mais visivelmente na cerimônia, na indumentária e no respeito demonstrado ao arco, flechas e Dojo (local onde é praticado). A influência Zen se dá mais na filosofia e prática do Kyudo.

A técnica do Kyudo não é particularmente difícil. Os fundamentos do disparo são relativamente fáceis de aprender, e com alguma prática, a cerimônia se torna quase que um reflexo. Mas não se aprende Kyudo apenas para se disparar flechas. Um praticante de Kyudo, na realidade dificilmente chegará a compreendê-lo na totalidade, por mais tempo que se dedique a praticá-lo, na verdade ele estuda o Kyudo não apenas para aprender sobre a arte, mas sobretudo para aprender a respeito de si mesmo.

A História do Kyudo.

As origens do Kyudo estão cercadas de mitos e lendas. Jimmu Tenno, o lendário primeiro Imperador do Japão, é sempre representado com um arco e flechas, o que ilustra a importância do arco como símbolo de poder e autoridade nos primórdios da história do Japão.

Há inúmeras lendas a respeito de grandes guerreiros que eram exímios arqueiros nos tempos antigos. Um dos mais famosos teria sido um homem de excepcional força e estatura. Seu arco era tão poderoso que precisava de cinco homens "normais" para puxá-lo. Um de seus feitos mais famosos seria o de ter afundado um navio com uma única flecha.

Os arqueiros gozavam de grande respeito na sociedade feudal do Japão quando foram introduzidas as armas de fogo no século XVI. O arco como arma de guerra tornou-se obsoleto, e os guerreiros passaram a dedicar-se mais ao arco e flecha cerimonial e torneios de habilidade.

Com a restauração Meiji, na segunda metade do século XIX, o Japão se abriu ao Ocidente, com os hábitos e cultura européias se tornando populares, e a cultura tradicional sofrendo um acentuado declínio. O Kyudo quase caiu em desuso. Na virada do século, um instrutor da Universidade Imperial de Tóquio, combinou elementos dos estilos guerreiros e cerimoniais para criar um sistema "híbrido" de arco e flecha, que se popularizou e garantiu a sobrevivência do Kyudo até os nossos tempos.

Após a guerra, a prática de Artes Marciais foi proibida, e somente em 1949 que foi autorizada a formação do Zen Nihon Kyudo Renmei (Federação de Kyudo do Japão), que estabeleceu os padrões modernos de forma, etiqueta e procedimentos do Kyudo atual. Estima-se que haja atualmente cerca de 50.000 praticantes de Kyudo em todo o mundo.

O Arco (Yumi)
O Yumi é um arco único, em vários sentidos. É longo, com mais de 2 metros de comprimento, e assimétrico, com a empunhadura situada abaixo do centro. É feito artesanalmente, utilizando-se as mesmas técnicas e materiais, bambu e madeira, que já eram utilizados 400 anos atrás. A sua graça e beleza inigualáveis encarnam o espírito do Japão.

As Flechas (Ya)
As flechas japonesas são longas, chegandoa mais de um metro, com penas de cerca de 15 centímetros. Como os Yumi, são feitas hoje com as mesmas técnicas e materiais utilizados no passado - bambu e penas naturais, de preferência de aves de rapina.

A Prática do Kyudo
O ato de se disparar a flecha no Kyudo é composto de diversos fatores como: a postura do corpo, a empunhadura, a maneira de se ver o alvo, a respiração, a mira, a tensão dos músculos e muitos outros, cruciais no resultado de disparo. Como em toda Arte Marcial, no entanto, o mais importante é a prática e a perseverança.

Luís Panizo foi campeão Paulista de Arco e Flecha em seis ocasiões e campeão Brasileiro em duas. Tem seus recordes mantidos até os dias atuais, alguns deles considerados imbatíveis.
Atualmente é Diretor da FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes)
Tel: (011) 9246-9417
www.netesportes.com/arco