Edições Antigas >> Edição n° 2 >> Matéria da Capa

Enquanto eu distribuia o número 1 de VIVA!, várias pessoas, lendo rapidamente a apresentação, me perguntaram se essa era uma publicação que tratava sobre meditação ou auto-ajuda ou algo parecido. Não, não é, temos a necessidade muito natural de rotular e simplificar para facilitar o entendimento, então vamos rotular VIVA! de uma maneira mais próxima do que VIVA! quer representar.

VIVA! é uma publicação educativa, ela visa a educação no seu sentido mais amplo.

VIVA! não quer misturar ciência, esoterismo e religião, quer estabelecer uma conversação entre esses temas.

Esses temas estavam relacionados no Mundo Antigo, eram estudados de forma holística, dialogavam e se complementavam. A cisão ocorreu somente no Renascimento, e somos nós, os herdeiros da maneira mecanicista de pensar o mundo que temos dificuldade de aceitar qualquer coisa que não possa ser rotulada como ciência ou explicada pelo modo científico. No entanto, isso não impede que exista seriedade e, vamos dizer, "rigor de pensamento" fora da ciência.

O esoterismo encanta porque toca no maravilhamento, no deslumbramento de aproximar-nos de assuntos misteriosos, justamente aqueles que a ciência não ousa explicar. O esoterismo por esse mesmo motivo nos atemoriza e cria preconceito.

A arte, por exemplo, não nos assusta (muitas vezes até assusta). Ficamos muito mais à vontade visitando um museu de arte do que consultando uma cartomante. Temos muito menos preconceito ao observar uma obra de arte do que ao ouvir a palestra de um monge. E por quê?

Porque a arte pode espelhar o desconhecido, no entanto, ainda que procure explicá-lo não nos obriga a uma única explicação como a ciência, a religião ou o esoterismo. Por que não adotamos o espírito espontâneo, a contemplação, presente na apreciação da arte também no esoterismo?

Mas devemos nos cuidar, o deslumbramento é muito vizinho do "pavoneamento", do exagero, da falsidade e da hipocrisia, e a contemplação é vizinha da falta de criticismo e da alienação. Mas não nos intimidemos, vamos levar o deslumbramento para a ciência e a contemplação para o esoterismo. Vamos levar ambos para os outros campos de atividade humana e de conhecimento, vamos levá-los para a vida cotidiana.

Aceitarmos na nossa percepção, lado a lado, ciência, religião e o que VIVA! chama de "Alternativas", não é fácil, é uma tarefa de responsabilidade, que exige muita disposição e principalmente consciência. Mas nós podemos, nós podemos tudo. VIVA!