Edição Atual - Home
  

Atividades

Tente este exercício com um amigo: Forme uma dupla, o primeiro sujeito pega na mão um objeto pessoal do segundo e descreve as sensações que esse objeto produz. Como, por exemplo, se foi um presente, o significado dele, as circunstâncias em que é usado. Invertam as posições. Verifiquem depois o que estava correto.
Anote todas as vezes que uma pessoa lhe vem à cabeça sem nenhuma razão aparente ou associação de pensamento. E anote novamente quando essa pessoa ou aparecer ou ligar, ou for comentada por alguém.


Claudia Boacnin

Glossário:
Propriocepção ou consciência corporal é o sentido humano que permite a pessoa tomar consciência da posição e do movimento (cinestesia) do seu corpo físico, sem o auxílio da visão. É através da propriocepção que podemos saber, por exemplo, mesmo estando de olhos fechados, se nosso corpo está sentado ou de pé, imóvel ou caminhando.

Os proprioceptores são órgãos sensitivos localizados nos músculos, tendões e ligamentos. Eles recebem e transportam para o sistema nervoso central informações sobre tensões, pressões ou distensões nas variadas partes do corpo, para que o cérebro decida como reagir e manter o equilíbrio.

Cenestesia é a consciência (senso-percepção) que temos do próprio corpo, é a representação consciente do próprio corpo, de sua posição, de seu movimento, de sua postura em relação ao mundo à sua volta e em relação as suas diversas partes e segmentos.

Todo o material contido neste site é parte integrante do Curso “Cultivando Valores” desenvolvido por Claudia Boacnin e tem seus direitos autorais protegidos sob registro na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. É proibida, portanto, a reprodução dos textos e atividades sem a autorização expressa da autora.