Edições Antigas >> Edição n° 5 >> Matérias >> Alternativas - Massagem Ayurvédica

O Ocidente, cada vez mais nas últimas décadas, voltou-se para o Oriente. A Índia, berço de uma das mais exóticas culturas, deu-nos muitas contribuições em diversas áreas, principalmente no mundo do trabalho corporal terapêutico e espiritual.

Uma das mais tradicionais da Índia, a Massagem Ayurvédica faz parte da milenar medicina Ayurvédica e foi codificada num dos maiores livros sagrados da Índia antiga, o Athanva Veda.

Assim, o germe desta ciência antiga provém dos Vedas que foram também a base de outros métodos, tais como a filosofia espiritual e a Yoga, Yoga que na sua vertente Hatha inspirou largamente muitos dos trabalhos corporais ocidentais, entre os quais podemos citar: a psicoterapia na vertente de Willian Reich, a psicoenergética codificada no sistema Feldenkrais, a bioenergética de Alexander Lowen, etc.

A Massagem Ayurvédica apresentada aqui, visto que há várias ramificações dentro do vasto panorama de correntes espirituais na Índia, é a mais tradicional, matriz de várias outras.

Para compreendermos melhor o significado desta técnica vamos traduzir a palavra tântrica Ayur-Védica ou Ayur-Veda: Ayur indica "o corpo vivo ligado ao mundo através dos cinco sentidos" e Védica ou Veda significa o conhecimento, o saber, mostra-se assim a estreita união entre a vida fisiológica e a vida psíquica.

Conceitualmente a Massagem Ayurvédica consiste numa técnica de massagem profunda que alia movimentações vigorosas em toda a massa muscular estimulando pontos e órgãos vitais, conjuntamente é aliada a manobras de tracção e alongamento, para a completa abertura e correção dos centros de energia do corpo, também chamados chakras.

O corpo alcança o estado de relaxamento, a mente acalma-se, o sistema linfático e a circulação sanguínea harmonizam-se, a digestão é mobilizada conjuntamente com o sistema de assimilação e eliminação permitindo que haja uma completa remoção das toxinas. Os músculos passam a manter-se com maior flexibilidade propiciando ao corpo movimentos mais amplos e soltos.

A Massagem Ayurvédica pode ser indicada para inúmeros problemas mentais e espirituais, entre eles: neurastenia, dores de cabeça, insônia, gota, reumatismos crônicos, obesidade, celulite, eczema crônico, fadiga, melhora ainda problemas cutâneos, ativa a inteligência e a vivacidade, o tônus, a vitalidade sexual, a autoconfiança e a beleza natural.

Prof: Valter Cardim -Terapeuta Corporal
Tel.: 00351217783818 (Lisboa)
valter-cardim@clix.pt
valter.cardim@oninetspeed.pt
www.ayurvedica.org