Edições Antigas >> Edição n° 5 >> Matéria da Capa

"Características das pessoas do futuro: Quando convivo com estas pessoas, verifico que elas possuem certos traços em comum.

Talvez ninguém possua todas estas características, mas acredito que a capacidade para viver neste mundo totalmente revolucionado do futuro é marcada por determinadas características. Descreverei muito resumidamente algumas delas, tais como as tenho observado e sentido.

1. Abertura. Estas pessoas possuem uma abertura para o mundo - tanto interior quanto exterior. São abertas à experiência, a novas maneiras de ver, a novas maneiras de ser, a novas idéias e conceitos.

2. Desejo de autenticidade. Observo que estas pessoas valorizam a comunicação como uma maneira de dizer as coisas como elas são. Rejeitam a hipocrisia, a falsidade e a ambigüidade da nossa cultura. São abertas em sua vida sexual, por exemplo, em vez de levarem uma vida clandestina ou dupla.

3. Ceticismo em relação à ciência e à tecnologia. Eles têm uma profunda desconfiança em relação à ciência e à tecnologia atuais, usadas para conquistar o mundo da natureza e controlar o mundo humano. Por outro lado, quando a ciência - como é o caso do biofeedback - é utilizada para fins de autoconscientização e controle da pessoa pela própria pessoa, mostram-se seus zelosos defensores.

4. Desejo de inteireza. Estas pessoas não gostam de viver num mundo dividido em compartimentos - corpo e mente, saúde e doença, intelecto e sensação, ciência e senso comum, indivíduo e grupo, sanidade e insanidade, trabalho e lazer. Lutam pela totalidade da vida, onde o pensamento, o sentimento, a energia física, a energia psíquica, a energia térmica, estejam integrados à experiência.

5. Desejo de intimidade. Estão em busca de novas formas de aproximação, de intimidade, de objetivos partilhados. Estão à procura de novas formas de comunicação verbal e não-verbal, sentimental e intelectual - nesse tipo de comunidade.

6. Pessoas em processo. Elas estão profundamente conscientes de que a mudança é uma das certezas na vida - estão sempre em processo, sempre mudando. Aceitam de braços abertos um estilo de vida arriscado e são extremamente vitais na maneira como encaram a mudança.

7. Dedicação. Estas pessoas desejam dedicar-se a outras, estão ansiosas por ajudá-las sempre que seja realmente necessário. Trata-se de uma preocupação delicada, sutil, sem moralismos ou avaliações. Desconfiam dos "ajudantes" profissionais.

8. Atitude em relação à natureza. Sentem-se próximos à natureza, interessam-se por ela. São adeptos da ecologia e sentem prazer em aliarem-se às forças da natureza e não em dominá-las.

9. Anti-institucional. Estas pessoas têm antipatia por qualquer tipo de instituição altamente estruturada, inflexível e burocrática. Acham que as instituições deveriam servir às pessoas e não o inverso.

10. Autoridade interna. Estas pessoas confiam em sua própria experiência e desconfiam da autoridade externa. Fazem seus próprios julgamentos morais, mesmo que isso implique desobedecer abertamente as leis que considerem injustas.

11. A irrelevância dos bens materiais. Estas pessoas são basicamente indiferentes ao conforto e às recompensas materiais. O dinheiro e os símbolos materiais de status não são o seu objetivo. Podem viver na abundância mas isto não lhes é necessário.

12. Anseio pelo espiritual. As pessoas do futuro são indagadoras. Querem encontrar um sentido e um objetivo para a vida que transcendam o individual. Algumas são iniciadas em cultos, mas a maioria delas está examinando todos os caminhos através dos quais a humanidade tem encontrado valores e forças que ultrapassam o individual. Desejam viver uma vida de paz interior. Seus heróis são criaturas espirituais - Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Teilhard de Chardin.

Às vezes, quando sob estados alterados de consciência, entram em contato com a unidade e a harmonia do universo. Estas são algumas das características que vejo na pessoa do futuro. Estou ciente de que poucas possuem todas estas características, e sei que estou descrevendo uma pequena minoria da população.

O impressionante é que pessoas com estas características sentir-se-ão à vontade num mundo que consiste apenas de energia vibratória, num mundo sem qualquer base concreta, num mundo de processo e de mudança, num mundo no qual a mente, em seu sentido mais amplo, está consciente da nova realidade, ao mesmo tempo em que a cria. Elas serão capazes de realizar a mudança de paradigma."

Estas características acima fazem parte de um texto escrito por Carl R. Rogers, em 1980, intitulado "O Mundo do Futuro e a Pessoa do Futuro". Foi enviado por uma colaboradora do VIVA! - Debora Bonato.

Confira quais dessas características você possui e saiba se você é uma pessoa do futuro!