Edição Atual - Home
  

Chegou a hora de nos apropriarmos e treinarmos os valores que gostamos e que escolhemos para tirar a graduação, o mestrado e o doutorado nesta existência. Assim como um ginasta, corredor, encanador, músico, pintor, arquiteto, atleta, dona de casa, cozinheira, empresário, ou qualquer expert em sua área se exercita todos os dias para executar com eficiência sua profissão, é necessário praticar seus valores também diariamente. Escolha um valor e o pratique por uma semana e depois outro e assim sucessivamente. O Filme “Quem somos nós” já mostrou que os padrões emocionais são químicos e são construídos e que podem se tornar indispensáveis ao funcionamento do nosso organismo. O mesmo pode ser demonstrado para os valores, quanto mais os vivemos mais eles se tornam presentes na nossa essência, mais fortalecemos rotas neurais para a sua repetição e mais probabilidades temos de repeti-los e isso é muito bom quando é uma coisa boa o valor em questão.

Então, amanhã pratique a solidariedade e a cooperação, depois a bondade, na semana seguinte a compreensão, e então a disciplina, e tente aprender a tolerância, e não se esqueça da limpeza, da ordem, da paciência, do pensar, falar e agir coerentes e cuidadosos. Treine a sua intuição e a sua modéstia. Promova o equilíbrio. Veja o que te rodeia com os olhos da inocência. Expanda quem você é aprendendo novos comportamentos, e questione tudo para que seu cérebro esteja sempre afiado e que suas escolhas sejam resultado daquilo em que você acredita e que não caiam simplesmente de fora, na sua cabeça. Molde qualquer valor com o poder de sua vontade, de sua intenção e de seu foco. Pois tudo aquilo em que colocamos atenção floresce. Em uma sociedade ainda altamente competitiva acostume-se pelo menos a dizer: - “Ele ganhou em primeiro, em segundo, em quarto, em sétimo ou em último lugar”, para que com isso entenda que não existem perdedores, só ganhadores e que mais importante que vencer o outro é vencer a si próprio.

Claudia Boacnin

Todo o material contido neste site é parte integrante do Curso “Cultivando Valores” desenvolvido por Claudia Boacnin e tem seus direitos autorais protegidos sob registro na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.