EdiÁão Atual - Home

Quanto vale uma flor, o sorriso de uma pessoa, um bichinho de estimação, um telefonema de um amigo em um dia que você se sente muito sozinho, um beijo em quem você ama, palavras carinhosas, um bom banho, uma cama quentinha, um teto sob o qual se possa viver, um gole de água quando temos sede, ter fé na vida, o seu corpo funcionando perfeitamente, os sentidos, quanto vale o canto, a música, a dança, o sol, a chuva, as nuvens, as árvores, os animais, as montanhas, a terra, uma semente germinando, o vento, o mar, as estrelas, uma criança aprendendo a andar, sua família, um idoso transmitindo sua sabedoria, o aprendizado, a luz, mãos dadas, um pássaro voando, quanto vale o tempo, o amor, a gratidão, a bondade, a justiça, a verdade, a harmonia?
Será que damos o devido valor para essas e todas as bênçãos que nos cercam diariamente?

Será que muitos de nossos valores não estão deslocados, subestimados ou superestimados?


Não vou falar da origem da palavra valor em grego, ou em latim, nem da definição de valor no dicionário. Valor é aquilo que tem valor e valorar é um atributo humano.

O VIVA! 12, o VIVA! 13, este e o próximo VIVA! tratam sobre Valores Humanos. Alguns mais esquecidos, outros lembrados em teoria, mas todos importantes de exercitarmos todos os dias.

Espero que esses textos e as atividades propostas contribuam para a nossa reflexão, nosso auto-conhecimento, e para nos tornarmos pessoas melhores.


Claudia Boacnin

Todo o material contido neste site é parte integrante do Curso “Cultivando Valores” desenvolvido por Claudia Boacnin e tem seus direitos autorais protegidos sob registro na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. É proibida, portanto, a reprodução dos textos e atividades sem a autorização expressa da autora.