Edições Antigas >> Matérias >> ISO 14000 série de gestão ambiental

Quase todos já ouviram falar da ISO 9000 de Qualidade Total, mas o mesmo ainda não acontece com a ISO 14000.
A ISO (International Organization for Standardization) é uma Federação Mundial não-Governamental, fundada em 1947, de organismos nacionais de normalização com sedeem Genebra, Suiça. A ISO é composta por 111 países e seu objetivo é propor normas que traduzam o consenso de diferentes países para homogeinização de medidas, procedimentos, materiais e seu uso em praticamente todos os domínios de atividades.
A ISO série 14000 contém normas para estabelecer um padrão mundial de gerenciamento ambiental, esse grupo de normas abrange seis áreas: sistema de gestão ambiental, auditorias ambientais, avaliação de desempenho ambiental, rotulagem ambiental, aspectos ambientais nas normas de produtos e análise do ciclo de vida do produto.
A ISO 14000 apresenta, portanto, um conjunto abrangente de métodos de amostragem e teste, desenvolvidos para lidar com diferentes desafios ambientais. São mais de 350 standards internacionais, que monitoram qualidade do ar, da água e do solo e que se aplicados minimizam o impacto adverso causado pela atividade da empresa no ambiente.
A estrutura das principais normas se apresenta da seguinte forma: