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Foto:
Cândida de Godoy, 1989
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A
arte é uma forma de expressão que surge a partir
da necessidade de expressão, comunicação e prazer.
É sinônimo de organização de significados: percepção
e pensamento transformados em expressão. A arte
absorve todo o universo simbólico em movimento
e ordena as experiências humanas, criando novos
sentidos para a vida.
A
curiosidade é a mola propulsora, que confere às
pessoas a possibilidade de realizar novas descobertas
a cada dia, novas leituras sobre o mundo. Assim,
a experiência artística gera conhecimento, modos
de pensar e agir que refletem valores singulares
e universais das diferentes Culturas.
O
pintor Matisse dizia que "é preciso ver todas
as coisas como quando se era criança; e a perda
dessa possibilidade nos retira a de nos exprimirmos
de uma maneira original, isto é, pessoal." A maneira
como enxergamos norteia nosso caminho.
A
articulação destes conteúdos parte da concepção
de arte enquanto processo de investigação.
É
da natureza da arte este permanente percurso,
que pressupõe curiosidade, processo criativo,
universo lúdico, pesquisa e descoberta. Faz-se
necessário, portanto, evidenciarmos com qual visão
compreendemos a arte/o trabalho com arte.
Portanto,
reforço aqui a crença numa concepção de pesquisa,
de diversidade.
O
educador tem a missão especial de provocar, instigar,
saber perceber seus sinais sobre as necessidades
das crianças. Trabalhar com propostas claras,
um projeto pedagógico que privilegia a educação
estética visando a construção de consciência crítica
para o exercício da cidadania.
Cultivar
a diversidade de atividades e o desenvolvimento
continuado de experiências prazerosas faz com
que novas necessidades e novos hábitos sejam incorporados
ao cotidiano das crianças.
Saber
interferir no sentido de promover o interesse
e a valorização do trabalho de todas as crianças
de um grupo, considerando que o potencial de cada
um é diferente.
Assim,
é necessário trabalhar para que a criança avance,
sempre respeitando o ritmo individual e a dinâmica
do grupo, fortalecendo-se a autoconfiança, a auto-estima,
a autonomia, aumentando o envolvimento e tornando
cada vez mais vigorosa e interessante a produção
expressiva. Para se garantir a efetividade e a
seriedade destas práticas, há que se pensar que
a educação do educador é um pressuposto para se
manter as experiências criativas presentes. Ou
seja, é essencial que o educador tenha vivências
em arte, um projeto pedagógico articulando seu
fazer e as experiências que desenvolve com as
crianças, estabelecendo diferenças entre elas.
Cada projeto educativo é uma nova proposta de
prática investigativa, uma dinâmica que apresenta
às crianças uma postura de pesquisa, de ser curioso
a cada instante, de construir uma prática que
se questiona e se fundamenta continuamente.
Concluindo,
ao educador cabe principalmente o compromisso
com essa concepção de educação, arte e valores
humanos que resultam em valorização dos potenciais
criativos, educação estética e consciência do
ser.
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