Edições Antigas >> Edição n° 7 >> Máterias >> Ciências - Os Planetas: Nossos Companheiros no Sistema Solar

Além da Terra existem mais 8 planetas no nosso Sistema Solar, são eles, por ordem de distância do Sol: Mercúrio, Vênus, (Terra), Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

Neste texto falaremos um pouco sobre os 3 primeiros, Mércurio, Vênus e Marte, os chamados planetas telúricos ou terrestres. No próximo texto trataremos de Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

Mercúrio é conhecido desde a Antiguidade, seu nome refere-se ao Deus da Comunicação Hermes-Mercúrio. Por ser um dos menores planetas e sua órbita ser interna a da Terra, é um planeta de difícil observação. Mercúrio não possui satélites.

Com dados obtidos a partir da sondas espaciais americanas, recebemos mais informações sobre o Planeta.

Mercúrio apresenta quase nenhuma atmosfera, por esse motivo a variação de temperatura é enorme. Pode chegar aos 350 ºC de dia, alcançando os 170 ºC abaixo de zero à noite. Sua superfície se assemelha a da Lua, com planícies, escarpas, depressões e inúmeras crateras de impacto.

A maior cratera de impacto chama-se Caloris Planitia e foi formada pelo queda de um corpo sideral. A Caloris Planitia mede 1.300 km de diâmetro. É cercada por uma cadeia de montanhas chamada Caloris Montes.

As planícies lisas encontradas em Mercúrio são provavelmente resultantes de atividades vulcânicas, existem também bacias e sistemas de colinas alternados com vales.

Mercúrio não abriga nenhum tipo de vida conhecida, pois a ausência de água e de uma atmosfera efetiva e as altas temperaturas impedem a formação de compostos orgânicos, base dos sistemas vivos.

Vênus é também conhecido desde a Antiguidade. Seu nome refere-se a Deusa do Amor da Mitologia Greco-Romana, Vênus ou Afrodite. Vênus é também conhecido como Estrela D'Alva. Sua superfície é rochosa assim como a de Mercúrio. Seu tamanho assemelha-se ao da Terra, sendo um pouco menor que a Terra. Vênus não possui satélites.

O relevo de Vênus é basicamente formado por uma imensa planície, poucas depressões e três maciços montanhosos.

Os pontos mais altos do planeta tem por volta de 11.800 metros de altitude. Em Vênus há uma atmosfera e sua temperatura na superfície atinge os 480ºC.

Como em Mercúrio, não há vida conhecida em Vênus.

Marte está logo depois da Terra em relação ao Sol, é o quarto Planeta de nosso Sistema, também observado desde a Antiguidade. Marte aparece a olho nu, no nosso céu com um tom avermelhado, o que se deve ao óxido de ferro em sua superfície e ao gás carbônico presente em sua atmosfera. Marte homenageia o Deus mitológico da guerra Ares-Marte. Marte possui 2 satélites muito pequenos, chamados Phobos e Deimos.

Existem muitos aspectos em Marte que lembram nosso Planeta: gases atmosféricos semelhantes, temperaturas relativamente semelhantes, calotas polares compostas por gelo, dunas de areia e algo que parecem ser antigos leitos de rios cuja origem é discutida até hoje.

A superfície de Marte lembra um deserto Terrestre, o relevo desse deserto marciano é constantemente modificado devido aos ventos intensos. A areia do deserto ao invés de ser composta de quartzo fragmentado é composta de argila o que surpreendeu os pesquisadores.

A questão sobre vida em Marte ainda não está resolvida, talvez exista a possibilidade de ter abrigado vida unicelular no passado.

(A segunda parte deste texto será publicada no próximo número do Viva!)

Claudia Boacnin