Edições Antigas >> Edição n° 6 >> Matérias >> Ciências - Lavagem de Dinheiro

Já existe no mercado de software um Sistema capaz de identificar "lavagem de dinheiro" usando a tecnologia de Inteligência Artificial (I.A.).

A solução chama-se DTEC - Lavagem de Dinheiro, é o Sistema desenvolvido pela Softon com o objetivo de identificar, apontar e tratar as transações efetuadas dentro da Instituição Financeira com indícios de "lavagem de dinheiro".

Para atingir esse objetivo o Sistema analisa o comportamento e as transações financeiras sob o enfoque da Lei.

Lavagem de Dinheiro é CRIME previsto na Lei no. 9613 de 3 de março de 1998, regulamentada pela Circular no. 2852 e Carta Circular no. 2826 do Banco Central do Brasil. Resumidamente a "lavagem de dinheiro" se configura como consequência de crimes anteriores de tráfico ilícito de drogas; terrorismo; contrabando ou tráfico de armas; extorsão mediante sequestro; etc.

Além de identificar o indício, o Sistema informa o grau de probabilidade da suspeita se confirmar como "lavagem de dinheiro", e o que é mais importante, informa detalhadamente o porquê. Mostra ao usuário não especialista na Lei, responsável pela operação do Módulo de Consulta, um relatório completo sobre a análise efetuada, referenciando os pontos da Lei que contribuíram para o apontamento. E permite que a Instituição Financeira tenha cada apontamento documentado com base na Lei.

Portanto esta tecnologia desempenha um importante papel na sociedade no sentido de auxiliar no combate a atuação de criminosos, evitando que empresas e negócios constituídos com o dinheiro oriundo de atividades ilícitas concorram deslealmente com empresas sérias.

Softon
Tel: (011) 5044-1400
Email: softon@softon.com.br