Edições Antigas >> Edição n° 5 >> Matérias >> Alternativas -> Karatê - Arte Marcial e Karatê - Competição

O karatê-do (caminho das mãos vazias) tem as suas fundamentações como uma arte marcial que desenvolve em seus praticantes as qualidades morais que as filosofias orientais já ensinaram ao mundo ocidental.

Porém atualmente, muitas artes marciais estão perdendo o seu lado formativo para um adversário muitíssimo forte: o esporte.

Para muitos parece confuso separar o karatê que eles praticam do mundo esportivo mas o karatê muito antes de ser conhecido no cenário das competições era treinado como uma potente forma de educação do corpo e da mente.

Quando o karatê começou a ser desenvolvido seu principal objetivo era a defesa pessoal e deste modo criar um sistema de treinamento que fosse suficientemente capaz de qualificar os seus praticantes a usarem o seu corpo como armas.

O sentido no entanto não era de usar a violência e sim que os praticantes deveriam treinar com força, determinação, coragem e espírito de guerreiros.

Isto é tão verdadeiro que nos lemas do karatê os praticantes são orientados a controlar a agressividade, ter respeito e esforçar-se. Os 5 lemas (Dojokun) do karatê são: 1. Criar intuito de esforço, 2. Respeito acima de tudo, 3. Controlar o espírito de agressão, 4. Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão, 5. Esforçar-se para a formação do caráter. Durante muito tempo o karatê foi treinado assim e espalhado pelo mundo todo.

Com o objetivo de tornar o karatê mais conhecido em 1957 foi realizado o primeiro torneio e desde então surge uma nova fase na qual vivemos atualmente: o Karatê-Competição.

Hoje em dia devido ao fascínio que o esporte cria na mente humana, as raízes das artes marciais são esquecidas e muitas pessoas só treinam em busca de um resultado esportivo.

A competição pode ser um fator muito positivo, porém pensar que o karatê pode ser resumido apenas a esse lado é torná-lo muito pequeno. Temos tantas coisas para aprender com o

Karatê-Arte Marcial que um verdadeiro karateca deve treinar porque gosta dos ensinamentos e não simplesmente para tornar-se um campeão.

Atualmente a modalidade esportiva karatê ainda é pouco conhecida pelo público porém a tendência dentro de alguns anos é de aumentar a sua popularidade devido a sua provável inclusão nos Jogos Olímpicos.

O Karatê-Esporte se desenvolverá como um todo e isto será ótimo para todos os karatecas, porém nós não podemos deixar de lado todos os ensinamentos que esta arte marcial nos proporciona.

Talvez uma outra fase se inicie de glórias e ascensão no cenário esportivo, mas cabe aos karatecas continuar ensinando as boas coisas que a filosofia do karatê traz consigo.

Profa. Cintia Lassalvia.
P
rofa. de Educação Física - Atleta de Karatê
4ª colocada nos Jogos Panamericanos de Winnipeg-CA