Edições Antigas >> Edição n° 2 >> Matérias >> Ciências - Astronomia

PERGUNTAS E RESPOSTAS - BÁSICAS - SOBRE ASTRONOMIA.

1. Qual é a estrutura do Universo?

O Universo é formado por estrelas que formam galáxias. As galáxias se organizam em grupos, estes em aglomerados e finalmente os aglomerados juntam-se nos chamados superaglomerados.
Assim 30 galáxias formam um grupo, 10 mil grupos formam um aglomerado e mil aglomerados formam um superaglomerado. Mil superaglomerados completam o Universo. No Universo são 300 bilhões de galáxias estimadas!!!

2. Qual é a nossa localização dentro da nossa Galáxia?

A nossa Galáxia é do tipo espiral. Esse tipo se caracteriza pela existência de um núcleo e de braços espiralados. A Terra localiza-se em um desses braços espirais inserida no Sistema Solar, que está a, aproximadamente,2/3 da distância total do núcleo da Galáxia.Olhe a ilustração da Galáxia vista de lado com o sol (fora de proporção) em um de seus braços.

3. Como descobriram que o Universo está em expansão?

A grosso modo a história começa com Olbers. Olbers em 1826 elaborou uma teoria que terminava na conclusão que a noite deveria ser mais clara que o dia. O chamado Paradoxo de Olbers, evidentemente falso. Para ele se existem tantas galáxias (só catalogadas são 100 mil), cada galáxia com cerca de 200 bilhões de estrelas e considerando que essas galáxias fossem estáticas, a luz emitida pelo conjunto deveria superar em muito a do sol.
Hubble, um astrônomo contemporâneo de Olbers, fica encafifado com essa história e passa a investigar. E descobre auxiliado por observações de seu assistente Humason que as galáxias estão se afastando, que o Universo está em expansão. A expansão se dá, muito provavelmente, para equilibrar o calor gerado por tantas estrelas, a distância crescente evita o superaquecimento e a destruição de todo sistema.

E isto é só um pouquinho de Astronomia.

Claudia Boacnin